21 de Abril


O Dia de Tiradentes será comemorado, amanhã (21) - Feriado Nacional – em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes”. Foi considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais. A origem do nome Tiradentes deve-se ao seu ofício de dentista.

Tiradentes Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Tido como Herói Nacional e Mártir da Inconfidência Mineira, quando da implantação da República Brasileira em 15 de novembro de 1889. Foi além de dentista, militar ativista político, com efetiva atuação na época do Brasil Colonia nas capitanias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Ressalte-se que um dos primeiros atos do novo governo foi transformar a data em que ele foi executado, em 21 de abril de 1792, em uma festa cívica nos quartéis.

A instituição do 21 de abril como Feriado Nacional foi estabelecida pela lei nº 4.897, de 1965. O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da liberdade Brasileira, conhecido como o Livro dos Heróis da Pátria.

11 99923-2580 SP Jornal TV Brasil

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bandeira-brasil.webp
WEBSITE DO BRASIL 11 99923-2580 SP Servi
1REDE.com.br 11 99923-2580 SP Reizinho.j