Chuvas e enchentes no norte brasileiro


Informações e imagem e do website clima tempo

Mais chuva no Maranhão, Piauí e Tocantins

A chuva castigou áreas do Maranhão e do Piauí neste início de ano, deixando grandes áreas alagadas, inclusive Teresina, a capital do Piauí.

Em apenas 4 dias já choveu mais do que o normal para todo o mês de janeiro. Em um dos locais de medição do A média de chuva em Teresina para janeiro é de aproximadamente 197 mm, pelos cálculos do Instituto nacional de meteorologia para o período de 1981 a 2010.

No Maranhão, os problemas com excesso de chuva e cheia de rios ocorrem no sul do estado. Com a chuva forte e frequente de dezembro de 2021 sobre o Tocantins, o nível do rio Tocantins subiu muito alagando áreas do sul do Maranhão. O rio Tocantins faz a divisa do sul do Maranhão com o norte do estado do Tocantins.

A enchente do Tocantins atingiu a região de Imperatriz. Mas o rio Itapecuru também encheu e deixou a cidade de Mirador debaixo d´água.

Mais chuva no Maranhão, Piauí e Tocantins

As nuvens carregadas vão continuar se formando sobre o Maranhão, o Piauí e o Tocantins nos próximos dias, provocando mais pancadas de chuva. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical também estão contribuindo para aumentar a chuva no extremo norte do Brasil.

Todas estas áreas de instabilidade podem provocar chuva forte sobre o Maranhão, o Piauí e o Tocantins elevando ainda mais o nível dos rios.

Grandes volumes de chuva acumulados no MA, PI e TO em 4 dias

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, no período de 1 a 4 de janeiro de 2021, choveu 139,5 mm em Imperatriz (MA), mais da metade da média de chuva para janeiro que é de 253 mm

Em Teresina, capital do Piauí, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 206 mm em 4 dias, de entre 17h de do dia 1 até 17 horas de 4 de janeiro de 2022



Em Almas, no Tocantins, o Inmet registrou 189,2 mm acumulados em 4 dias.

Informações do website climatempo

Jornal TV Brasil 🇧🇷

Data: 05 de Janeiro de 2022 Quarta-feira

AB Agência Brasil / Jornal TV

NEWS web@jornal.tv BRASIL

Mtb: 79.731/SP Jornalista e Publicitário Reizinho

55 11 99923-2580 WhatsApp

55 16 99764-2580 WhatsApp

Redação Jornal TV / Divulga Brasil 🇧🇷

Jornal TV / newspaper / jornal

O Jornal TV reforça o compromisso com o jornalismo brasileiro, profissional e de qualidade, na website sempre "On-Line" Gratuito a todos, compartilhando sempre a inovação e a geração de trabalho.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O Jornal TV 🇧🇷 no Twitter, Linkedin, WhatsApp, Facebook e Instagram.

Ajude a aumentar a nossa comunidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / BREAKING NEWS 🇧🇷


0 visualização0 comentário