Dia 08 de Agosto Jornal TV


As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo mundo. A alta taxa do colesterol ruim (LDL) é um dos responsáveis pelo processo de aterosclerose que leva ao aumento de risco de infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral – AVC (derrame). Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM, grande parte das pessoas têm colesterol alto pelo estilo de vida inadequado. Obesidade, sedentarismo e alimentação rica em gorduras, excesso de carboidratos refinados e industrializados são a maior causa.

Outras pessoas têm o colesterol alto devido à sua genética. Por isso, nem sempre a dieta é suficiente para controlar o colesterol. Medicações seguras e eficientesestão disponíveis e devem ser consideradas em muitas ocasiões, junto com um médico, para que a prevenção seja realmente eficaz.

Estudos mostram que as placas de gordura nas artérias começam muito cedo. A estimativa é de que aos 20 anos, cerca de 20% das pessoas estarão afetadas de alguma forma.

Sabe-se que 30% do colesterol é fornecido por alimentos que ingerimos – os outros 70% são fabricados pelo próprio organismo. O problema está em monitorar e controlar esses 30% que ingerimos. O nível de colesterol pode ser alterado de acordo com a dieta que adotamos.

Embora a alimentação seja fundamental para evitar a ocorrência de doenças cardiovasculares, os níveis de colesterol também estão relacionados com a prática de exercícios físicos. A atividade física moderada, realizada durante 30 minutos, pelo menos quatro vezes por semana, auxilia na perda de peso e na redução dos níveis de colesterol e e triglicérides.

Como combater o colesterol alto com a alimentação?

Tenha uma alimentação saudável e inclua no seu dia a dia, verduras e legumes variados, além de frutas e ervas frescas. Todos esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais, fitoquímicos e fibras que são fundamentais.

Faça uso de carnes magras, peixes, azeite de oliva extra virgem e oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas.

Retire completamente da sua dieta gorduras transe evite alimentos com excesso de carboidratos como pão branco, doces, refrigerantes e sucos artificiais.

Prefiraos carboidratos integrais e fique atento ao modo de preparo dos alimentos, sempre evitando frituras.

Mudanças no estilo de vida.

Controle de peso.

Aumente a satividade física.

Diminua o consumo de bebidas alcoólicas.

Evite o tabagismo.


JORNAL TV BRASIL 11 99923-2580 SP redação Jornal TV

JORNAL.TV.BR

JORNAL.IND.BR

JORNAL.TV.BR


0 visualização0 comentário