Dia 17 de Junho


O Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação é celebrado mundialmente hoje, 17 de junho. Esse dia é celebrado anualmente desde 1995, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou essa data.

A cada ano essa celebração da ênfase a um tema relacionado ao assunto, o desse ano é “Comida. Alimentação. Fibra.” que visa alertar as pessoas sobre seus atuais hábitos, procurando educá-las sobre como reduzir seus impactos pessoais. De acordo com a ONU, para termos terras o suficiente para atender toda as demandas de 10 bilhões de pessoas até 2050, nosso estilo de vida precisa mudar!

À medida que a população mundial se torna maior, com maior poder aquisitivo e mais urbana, há uma demanda maior por terras para produzir alimentos, rações animais e fibras para confecção de roupas. Enquanto isso, devido a essa alta demanda, a saúde e a produtividade das terras aráveis estão em declínio, sendo ainda mais agravadas pelos efeitos das mudanças climáticas.


O objetivo do Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação é sensibilizar as populações e governos quanto à necessidade de cooperação mundial no que respeita a desertificação e a seca, assim como sublinhar a importância do respeito da Convenção da ONU de Combate à Desertificação nos países mais afetados pela seca/desertificação (países africanos especialmente).

Não só nos países que assinaram a convenção da ONU, como em grande parte dos países do mundo, se realizam atividades neste dia para incentivar o combate à desertificação e à seca. A desertificação é a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semi-áridas e sub-húmidas, por ação humana ou variação climática.

A seca é um fenômeno natural onde se registra um défice de água por um extenso período de tempo, com danos na agricultura, pesca e no habitat dos seres vivos, entre outros. O combate deve ser feito através de diversas atividades como educação ambiental para prevenção da desertificação, disseminação de técnicas sustentáveis de produção agropecuária e programas de recuperação de áreas degradadas. O QUE VOCÊ PODE FAZER

• Apóie e participe de iniciativas e ações contra a destruição da caatinga e ajude a recuperar áreas de mata ciliar (beira de rios e nascentes) com espécies nativas; • Informe-se sobre a origem do carvão e da lenha consumida em padarias, pizzarias e churrascarias. O carvão e a lenha legalizados são produzidos de forma sustentável, através de manejo florestal. Priorize os locais que utilizem carvão e lenha legalizados. Toda retirada de madeira deve ser comunicada aos órgãos ambientais, denuncie a atividade ilegal; • Compre móveis feitos com madeira certificada pelo FSC (certificação florestal). Esse selo é a garantia que a madeira é oriunda de um processo produtivo ecologicamente adequado e socialmente justo, seguindo todas as leis vigentes; • Informe-se sobre habitações ambientalmente corretas, que aproveitam água da chuva, reutilizam água cinza, usam energia solar ou eólica e técnicas de iluminação e ventilação natural, essas informações podem ajudá-lo a adaptar a sua casa; • Utilize mais o transporte coletivo e a bicicleta, que poluem menos e contribuem menos para o aquecimento global. Se for usar o carro, utilize combustíveis de transição, como o álcool e o biodiesel e faça manutenção periódica; • Pressione os governos a investirem mais na produção de energias renováveis e eleja os que possuem discurso e prática ambientais; • Consuma de forma consciente: planeje suas compras, compre menos e melhor. Use só o necessário, reflita sobre suas reais necessidades. Reutilize produtos, separe materiais recicláveis e certifique-se de que o seu lixo está tendo uma destinação correta; • Opte por produtos ecológicos e que tenham embalagens retornáveis ou recicláveis, isso reduz o consumo da matéria-prima e o impacto do processo de fabricação. • Rejeite produtos com embalagens excessivas e sacolas plásticas, leve bolsas e sacolas próprias para as compras.

Agência Brasil

Jornal TV Brasil www.jornal.tv.br 11 99923-2580 SP Redação Jornal Tv Mtb: 79.731/SP Reizinho WhatsApp www.jornalwhatsapp.com.br Participe e Compartilhe

News

Jornal TV Brasil News

Agência Brasil www.agenciabrasil.net.br/publicidade Serviços na Web

JORNAL TV BRASIL 11 99923-2580 SP Redação website Brasil

www.JORNALTVBRASIL.com.br

Tudo é Comunicação e Comunicação é Tudo ! "Na vida é preciso ter coragem para ser diferente e competência para fazer a diferença." Inventor Brasileiro Reizinho vamos juntos inovar e gerar emprego no nosso pais, ideias valem muito quando o projeto sai do papel! Jornal TV Brasil www.jornal.tv.br Nosso WhatsApp 11 99923-2580 SP www.ideiasbrasil.com.br por um BRASIL melhor!