Dia 26 de Maio


26 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

O glaucoma é uma afecção que, por suas características clínicas e prognóstico visual, requer comprometimento do paciente com o tratamento. Trata-se de doença crônica que deve receber acompanhamento e tratamento prolongado, condições estas que previnem a cegueira. Os oftalmologistas apresentam papel importante na detecção precoce do glaucoma e na sua desmistificação. O desconhecimento sobre a doença e a elaboração de ideias falsas tendem a gerar ausência de participação do paciente no tratamento, agravando o prognóstico visual.

O conceito de glaucoma e definido como neuropatia óptica crônica, caracterizada por perda de campo visual e lesão do nervo óptico. É classificada como glaucoma de ângulo aberto e glaucoma de ângulo fechado.

Os principais sintomas do glaucoma de ângulo fechado agudo são:

– Forte dor nos olhos

– Náuseas e vômitos

– Visão borrada

– Olhos vermelhos

– Diminuição da visão, principalmente se há baixa luminosidade.

O glaucoma de ângulo aberto, o quadro é insidioso, progredindo lentamente sem causar sintomas até fases avançadas da doença, quando o paciente nota estar perdendo a visão.

O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo. Estimou-se que no ano de 2000, 67 milhões de pessoas. Seriam portadoras de glaucoma primário de ângulo aberto ou fechado e que 10% destas seriam bilateralmente cegas.

Ações educativas visando à divulgação de conhecimentos relativos ao glaucoma, entre os pacientes e a população em geral, é a mais importante forma de prevenção da perda visual.

Algumas medidas são muito eficazes na prevenção do Glaucoma:

– Consulta ao oftalmologista anual em pessoas com mais de 40 anos, Diabéticos e pessoas com histórico de glaucoma na família (hereditariedade)

– Evite o consumo de tabaco e café, pois estas duas substâncias podem aumentar a pressão ocular.

– Controle sua pressão ocular para que ela não se transforme em glaucoma

– Use protetores oculares, uma vez que lesões nos olhos podem desencadear glaucoma.

– Adote uma vida saudável: reduza o estresse, tenha uma boa alimentação, durma bem, etc.

O tratamento inicial do glaucoma é medicamentoso. Não havendo resposta ao tratamento, está indicada cirurgia oftálmica.



Agência Brasil


Jornal TV Brasil www.jornal.tv.br 11 99923-2580 SP Redação Jornal Tv Mtb: 79.731/SP Reizinho WhatsApp www.jornalwhatsapp.com.br Participe e Compartilhe


News


Jornal TV Brasil News


Agência Brasil www.agenciabrasil.net.br/publicidade Serviços na Web


JORNAL TV BRASIL 11 99923-2580 SP Redação website Brasil


www.JORNALTVBRASIL.com.br


Tudo é Comunicação e Comunicação é Tudo ! "Na vida é preciso ter coragem para ser diferente e competência para fazer a diferença." Inventor Brasileiro Reizinho vamos juntos inovar e gerar emprego no nosso pais, ideias valem muito quando o projeto sai do papel! Jornal TV Brasil www.jornal.tv.br Nosso WhatsApp 11 99923-2580 SP www.ideiasbrasil.com.br por um BRASIL melhor!


0 visualização0 comentário