Dia do Soldador dia 23 de Setembro Jornal TV


Jornal da Industria www.jornal.ind.br

O dia 23 de Setembro marca as celebrações pelo Dia do Soldador foi criado para homenagear o soldador, principalmente que trabalha em atividades ligadas às indústrias de transformação, construção civil e de fabricação de estruturas metálicas.

Essas atividades correspondem, basicamente, à solda e ao corte de metais e compósitos utilizando processos como eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG, oxigás, arco submerso, brasagem e plasma. Para tanto, preparam a soldagem de peças, consultando desenhos e especificações, selecionando ferramentas, materiais e consumíveis, assim como protegendo e isolando o local de trabalho. O soldador realiza inspeções visuais em peças, identificando posições de soldagem, aplicando removedores para retirar óleos, preaquecendo com maçaricos, escovando e goivando peças.

É por estes e outros motivos que hoje estamos em clima de comemoração. Saber que o soldador tem seu espaço é gratificante. Nós reconhecemos, temos muito orgulho e respeito pelos profissionais da área. Por mais que as empresas tenham as máquinas mais eficientes do mercado, de nada valeria se não tivessem profissionais com capacidade técnica e talentos específicos para desenvolvimento de trabalhos perfeitos.

O soldador pode ser um profissional cuja especialização varia bastante. Isso porque as especificidades que envolvem a atividade mudam de área para área, tendo possibilidade de exercer a mais simples solda até outras ultraespecializadas. No Brasil, a procura por profissionais soldadores para a indústria é grande, e a tendência é que essa demanda aumente ainda mais.

A soldagem é um serviço que pode ser utilizado para diferentes necessidades, podendo unir materiais semelhantes ou não, sendo a forma mais permanente de fixação. É um trabalho onde existe muitos fatores de riscos de saúde e o profissional pode sofrer desde lesões na visão ou audição, até queimaduras ou danos respiratórios se não se proteger corretamente. Assim, um bom soldador é caracterizado tanto por suas habilidades, quanto pela responsabilidade em relação a sua integridade física. Além dos EPIs básicos o soldador utiliza equipamentos de proteção apropriados para a sua atividade, assim como alguns outros cuidados.

A profissão de soldador exige perícia e cuidados. A evolução tecnológica obrigou cada vez mais que as técnicas de soldagem fossem refinadas e melhoradas, e mesmo criadas.

alguns tipos de soldagem: Soldagem à chama

A fusão origina-se do calor gerado pela queima de um gás, com o material de adição introduzido separadamente. É atualmente o processo mais rudimentar de soldagem.

Soldagem elétrica a arco voltaico

A fusão origina-se da ação direta e localizada de um arco voltaico.

Em nosso cotidiano utilizamos uma série de objeto que de alguma forma foram soldados, por isso se pesquisa esse tipo de processo, pois com todos os avanços tecnológicos existentes a soldagem não poderia ficar para trás.

Há alguma forma de solda desta aquela aplicada nos portões de nossas casas até aquelas existentes em foguetes espaciais, porém se não valorizarmos esse tipo de pesquisa estaremos nos distanciando cada vez mais tecnologicamente do restante do mundo, pois se pode avaliar o nível de desenvolvimento industrial de um país através do processo de soldagem mais freqüentemente utilizado na indústria, ou seja, se usamos mais o processo de soldagem eletrodo revestido estará indicando um atraso tecnológico tendo em vista que países como E.U.A e Japão usam em seus pólos industrias mais o processo arame tubular e outros até mais modernos que já utilizam máquinas eletrônicas intercambiáveis a computador, que geram mais produtividade e uma melhor qualidade.

Diante de tal situação a indústria brasileira que já avançou muito nas últimas décadas tem que cada vez mais procurar avançar no setor primordial da fabricação à soldagem.

Parabéns soldador e muito obrigado Soldador. Você é muito importante para o desenvolvimento desta nação.

Jornal da Industria www.jornal.ind.br

JORNAL.TV

NEWS

Datas Comemorativas


JORNAL.TV

JORNAL TV BRASIL 11 99923-2580 SP redação Jornal TV

JORNAL.TV.BR

BRASIL

Juntos na WEB somos mais Forte!


Cel: 11 99923-2580 WhatsApp nos envie fotos e vídeos de fatos da sua cidade! JORNAL.TV.BR

Colabore com nosso canal na WEB


JORNAL.TV

Jornal da Industria

www.jornal.ind.br

Seja nosso parceiro na Web

AB Agencia Brasil

JORNAL.TV


0 visualização0 comentário