O rio Catolé, que passa por Itapetinga, no sudoeste da Bahia, transbordou em alguns pontos e inundou


O rio Catolé, que passa por Itapetinga, no sudoeste da Bahia, transbordou em alguns pontos e inundou parte do município neste sábado (25).

Casas e ruas foram tomadas pela água. Não há registro de feridos ou desaparecidos.

Itapetinga, na BA, inundada; veja situação em outras cidades do sudoeste baiano

Em Itambé, rio transbordou e casas desabaram. Na Serra do Marçal, em Vitória da Conquista, houve vários pontos de deslizamento de terra e pedras de desprenderam dos morros no acostamento da BA-263.

Moradores de Itambé são retirados após barragem romper

A prefeitura de Itambé, cidade no sudoeste da Bahia, anunciou na noite deste sábado (25) após a barragem se romper e uma forte enxurrada afetar áreas do município.

A barragem fica no distrito de Iguá, em Vitória da Conquista, cidade a cerca de 58 km de Itambé. Entretanto, a prefeitura de Itambé emitiu o alerta pois o riacho da barragem atinge rios que chegam até Itambé.

A prefeitura destacou que todos os moradores devem evacuar das proximidades do rio Verruga.

A gestão municipal já estava em alerta pois o rio transbordou na madrugada deste sábado e havia alagado casas.

Inicialmente, a prefeitura registrou o desabamento de dez casas, mas não há detalhes se outros imóveis caíram.

Também não há registro de feridos, nem de desaparecidos.

Uma força-tarefa formada para enfrentamento dos efeitos das chuvas foram vistoriar a situação, principalmente na BR-116, na altura Vale dos Quatis. No local, além da Defesa Civil e técnicos da Prefeitura de Vitória da Conquista, Itambé, a Polícia Rodoviária Federal e a Via Bahia participam do monitoramento do volume de água.

Vistoria de barragens e orientação às prefeituras

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), tem realizado vistorias técnicas com sua equipe de fiscalização e monitoramento ambiental, nos municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste, com o objetivo de verificar as barragens após as fortes chuvas que têm atingido o estado.

Algumas vistorias, realizadas no dias 24 e 25, constataram que algumas barragens precisam de intervenções para amenizar futuras complicações.

Na divisa de Anagé com Vitória da Conquista, uma pequena barragem, a barra de Beija Flor, rompeu, mas sem danos significativos, a água correu para o rio de Contas e chegou na barragem de Pedras, em Jequié.

Os técnicos irão auxiliar e orientar as equipes da Defesa Civil dos municípios e do estado para que, juntos, possam ajudar os moradores das cidades atingidas.


Jornal TV Brasil

Data: 26 de Dezembro de 2021 Domingo

AB Agência Brasil / Jornal TV

NEWS web@jornal.tv BRASIL

Mtb: 79.731/SP Jornalista e Publicitário Reizinho

55 11 99923-2580 WhatsApp

55 16 99764-2580 WhatsApp

Redação Jornal TV / Divulga Brasil

Jornal TV / newspaper / jornal

O Jornal TV reforça o compromisso com o jornalismo brasileiro, profissional e de qualidade, na website sempre "On-Line" Gratuito a todos, compartilhando sempre a inovação e a geração de trabalho.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O Jornal TV no Twitter, Linkedin, WhatsApp, Facebook e Instagram.

Ajude a aumentar a nossa comunidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / BREAKING NEWS


0 visualização0 comentário